A Ucanorte XXI organizou, novamente, uma Formação em Alimentação Animal que decorreu no passado mês de janeiro de 2017. Pelo segundo ano consecutivo, foi reunido um conjunto de técnicos das cooperativas e organizações associadas com o objetivo de debater e aprofundar conhecimentos na área da produção leiteira, com especial incidência na alimentação das vacas leiteiras. A formação de 2017 recaiu em duas áreas que são bastante influenciadas pela produtividade dos animais e que afetam a rentabilidade das explorações.
Uma dessas áreas foi a da composição do leite, em especial do seu teor de gordura, a qual tem vindo a ficar mais difícil de manter em valores adequados com o aumento da produtividade das vacas. Por essa razão, foi contactada uma investigadora canadiana Rachel Gervais, com largos anos no estudo e especialista nessa matéria, para que demonstrasse quais os últimos avanços nesta área de extrema importância para as explorações leiteiras dos dias de hoje. Especialista em nutrição de vacas leiteiras, investiga a influência da fermentação ruminal, em especial a produção de ácidos gordos intermédios, na síntese de gordura do leite e quais os fatores que levam à sua alteração.
A segunda área foi a da reprodução e de que forma esta é influenciada pela alimentação. Também aqui foi contactado um investigador norte-americano Matthew Lucy, com inúmeros anos de trabalho neste tema. Estuda a interação da alimentação na reprodução das vacas leiteiras, bem como a perda de eficiência reprodutiva decorrente do aumento da produtividade e técnicas de maneio para minimizar essa perda.
Esta formação decorreu no Espaço AGROS e teve a duração de um dia. Durante a manhã foram apresentados os últimos avanços em cada uma das áreas em estudo e, durante a tarde, as sessões foram de teor prático discutindo-se as formas de diagnosticar as causas e aplicar as medidas corretivas para solucionar os problemas.
Esta formação demonstrou ter bastante interesse para quem fornece aconselhamento técnico, o que foi visível pelo número elevado de inscrições relativamente ao ano anterior. Estiveram presentes técnicos de 8 entidades incluindo cooperativas e empresas do universo AGROS.
Especialistas convidados:
Rachel Gervais – Professor Universidade De Laval
Especialista em nutrição de vacas leiteiras, estuda os efeitos biológicos dos ácidos gordos conjugados e o seu interesse para modular a síntese de matéria gorda do leite na vaca. Aposta em três áreas de estudo:
- Os efeitos da dieta na composição do leite, na ingestão de vitaminas do complexo B e nas emissões de metano entérico em bovinos leiteiros.
- Mecanismos de secreção dos ácidos linoleicos conjugados (CLA’s) em vacas leiteiras.
- Determinação dos ácidos gordos de cadeias impares e ramificadas do leite e o potencial de utilização da secreção desses ácidos gordos no leite como marcadores não invasivos do fluxo duodenal de proteínas de origem microbiana e de padrões fermentativos que ocorrem no rúmen.
Matthew Lucy – Professor da Universidade do Missouri
Especialista em reprodução das vacas leiteiras. Estuda há vários anos a interação da alimentação na reprodução das vacas leiteiras, bem como a perda da eficiência reprodutiva decorrente do aumento da produtividade e técnicas de maneio para minimizar essa perda.