Mercoflores

Comercialização de flores e plantas ornamentais

O Mercoflores, criado em 1992 pela Ucanorte XXI, é um espaço destinado à comercialização de flores de corte, plantas ornamentais, flores secas, flores artificiais e acessórios.

É reconhecida a lacuna existente no circuito de Comercialização de Flores. A falta de mercado, quer junto da produção, quer junto do consumidor, permite a prática de mercados selvagens e dificulta o desenvolvimento normal do sector, e daí, a Ucanorte XXI apostar nesta estrutura.

O Mercoflores dispõe de um atrativo espaço para proporcionar uma oferta concentrada, com qualidade e quantidade ao retalhista num ponto entre cidades de importante consumo.

Está situado nas instalações da Ucanorte XXI, a 6 km da Maia e a 12 km do Porto, no lugar de São Frutuoso, freguesia da Folgosa, concelho da Maia.

Em relação à produção, o Mercoflores está localizado numa importante zona florícola do Norte do País, que é o Entre Douro Minho, na faixa litoral, nas zonas de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Barcelos, Vila do Conde, Maia, Gondomar e Vila Nova de Gaia.

Ao longo dos anos, verificou-se um aumento na área de cultivo em estufa, gerando um aumento de oferta, quer em qualidade quer em quantidade.

A estrutura física do Mercoflores consta de uma área total de 5.000 m2. Estão contidas na mesma, as seguintes áreas: Área de vendas, área de corredores e área de serviços.

São utilizadores deste Mercado os produtores agrícolas, suas estruturas associativas e outras entidades relacionados com o sector, como também, entidades nacionais e estrangeiras que exerçam o comércio no ramo dos produtos que são objeto da atividade do Mercado.

 

Atividade:
Comercialização de flores e plantas ornamentais

Espaço:
5.000m2

Produtores:
Dispõem de 60 lugares para venda dos seus produtos;

Grossistas:
Dispõem de 40 lugares fechados e possibilidade de escritório em plano superior;

 

Potenciais Utilizadores:

  • Cooperativas;
  • Produtores Agrícolas;
  • Entidades com ligação ao sector agrário;
  • Entidades nacionais e estrangeiras que exerçam o comércio no ramo.