Mercominho

Comercialização de produtos hortícolas, frutícolas e ornamentais

O Mercado de origem de Entre Douro e Minho é uma estrutura da Ucanorte XXI, que tem como função primordial servir os agricultores da região e os seus compradores de produtos hortícolas e frutas, reunindo no mesmo espaço produtores, armazenistas e retalhistas em áreas bem definidas.

Geograficamente o Mercominho abrange a zona hortofrutícola mais importante do Norte de Portugal, junto de uma das formas de produção mais características do País, as tradicionais “Masseiras” – pequenas explorações de alto rendimento e de excelente qualidade.

A área predominantemente hortícola situa-se na faixa paralela à Costa, desde o rio Minho até ao Sul de Vila Nova de Gaia, infletindo para o interior dos vales dos principais rios da região: Minho, Lima, Ave e Douro.

As zonas de produção intensiva ou muito intensiva de hortícolas localizam-se nos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Esposende, Barcelos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e ainda outros concelhos com predominância hortícola como Vila Nova de Gaia, Gondomar e Penafiel.

O Mercominho está situado no Lugar das Necessidades, freguesia de Barqueiros, à face da E.N. 205 que liga Barcelos à Póvoa de Varzim.

 

Atividade:
Comercialização de produtos hortícolas, frutícolas e ornamentais.

Estrutura Física:
45.000m2

Espaço Coberto:
6.000m2

Produtores:
Dispõem de 60 lugares para venda dos seus produtos;

Grossistas:
Dispõem de 40 lugares fechados e possibilidade de escritório em plano superior;

 

Potenciais Utilizadores:

  • Cooperativas;
  • Produtores Agrícolas;
  • Entidades com ligação ao sector agrário;
  • Entidades nacionais e estrangeiras que exerçam o comércio no ramo.